Image
Image

Serviços de Qualidade

A Valência de Centro de Dia dispõe de uma equipa multidisciplinar, com técnicos e auxiliares especializados que asseguram a prestação de cuidados aos utentes .

Image

O CENTRO DE DIA

É uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.

Alimentação (reforço da manhã, Almoço e Lanche);
Higiene pessoal e cuidados de imagem;
Tratamento de Roupa Pessoal;
Administração de Medicação;
Psicomotricidade;
Atividades Ocupacionais;
Passeios e intercâmbios institucionais;
Sénior Fitness;
Transporte;

O CENTRO DE CONVÍVIO

É uma resposta social que se destina a pessoas reformadas e com mais de 65 anos, de ambos os sexos, autónomas ou com dependência pouco relevantes, que se deslocam à Instituição pelos seus próprios meios para participarem em actividades de lazer.

Atividades Ocupacionais;
Psicomotricidade;
Passeios e intercâmbios institucionais;
Alimentação (lanche);
Sénior Fitness;

Utentes Centro de Dia

Utentes Centro de Convívio

Image
Image

Descrição dos Atelier Ocupacionais

Espaço destinado à realização de jogos e dinâmicas que permitam o seu autoconhecimento com vista a desenvolver o “eu” dos idosos, as suas experiências de vida, as suas emoções e os seus sentimentos. Além disso, pretende-se trabalhar o relacionamento interpessoal e neste sentido as dinâmicas serão um meio para trabalhar a interação entre a pessoa e o grupo e a dinâmica de grupo. Para tal serão importantes dinâmicas de grupo que trabalham várias componentes, tais como a integração no grupo, o memorizar nomes e rostos, a interação dentro do grupo, aceitar as diferenças entre outros aspetos considerados importantes para uma melhor ineração do grupo de idosos. De realçar que este espaço também será importante para realizar jogos e dinâmicas com o intuito de trabalhar as capacidades cognitivas e de memória dos idosos.

Este espaço será dedicado à animação cognitiva com vista a desenvolver pequenos exercícios mentais de modo a exercitar a memória, a concentração, a comunicação, entre outros aspetos. Assim serão realizados vários jogos de concentração e de memória, tais como: encontrar diferenças; labirintos; contar/encontrar objetos em figuras; elaboração e pintura de desenhos, encontrar o par, associar objetos a espaços, associar objetos a palavras,  sopa de letras, puzzles,  exercícios de nomeação, exercícios de orientação temporal e espacial. Serão realizados jogos de mesa (sueca, dominó, bingo, outros). Também será um espaço para treinar a leitura, o vocabulário, o cálculo e a escrita.

As sessões de ginástica têm como objetivo assegurar as condições de bem-estar dos utentes, com vista a promover a saúde e combater o sedentarismo dos mesmos. Assim ao desenvolverem as suas capacidades físicas e intelectuais através de tarefas simples de movimentação articular e muscular tornar-se-á possível recuperar parte da qualidade de vida dos utentes. Neste sentido teremos três espaços para concretizar os nossos objetivos:

Neste espaço serão realizados exercícios em grupo, tais como: exercícios de aquecimento, de perícia, de equilíbrio e de flexibilidade; jogos; gincanas, manipulação de objetos e relaxamento.

Espaço também dedicado ao grupo onde se realizam exercícios de: aquecimento, de deslocação, de coordenação motora, de perícia, de equilíbrio, de relaxamento; jogos, danças e alongamentos.

Exercícios de reabilitação nas barras a nível individual com os utentes mais dependentes: força muscular, equilíbrio, coordenação motora. No que se refere a utentes com mais independência de locomoção serão efetuados exercícios de passadeira e de bicicleta de acordo com as características de cada utente.

Este espaço dedica-se à prestação de cuidados de imagem aos utentes. Neste sentido, irá cuidar-se do visual dos utentes ao nível de cabeleireiro.

Atelier onde se realizam diversos tipos de trabalhos manuais (expressão plástica), tais como: trabalhos em feltro, EVA, pasta de papel, molas de madeira, rolhas de cortiça, trapilho; colagens; modelagem de pasta de moldar; pintura; reutilização de materiais recicláveis; técnica do guardanapo; costura; bordados entre outros. Neste sentido, as atividades de expressão plástica permitem ao utente exprimir-se, desenvolver e estimular a imaginação e a criatividade através destas várias formas de expressão, assim como desenvolver a motricidade fina, a precisão manual e a coordenação psico-motora.

Divulgação e venda dos trabalhos realizados no Atelier “Mãos à Obra”. Além disso, estes momentos também permitem aos utentes relembrar os laços que ainda os une à sociedade ao proporcionar um maior contato com a comunidade envolvente. Esta atividade realizar-se-á aquando da feira semanal do concelho (4ªs feiras) no periodo da manhã e sempre que as condições climatéricas o permitirem.

o grupo de idosos gere autonomamente esta atividade que consiste na leitura dos mistérios, em rezar o terço e além disso tem a possibilidade de comungar. Assistir a cerimónias religiosas que passam na televisão.

Medição da tensão arterial, dos níveis de glicémia, do peso e cálculo do índice de massa corporal. Sempre que necessário aconselhar os utentes dos melhores comportamentos a ter no dia a dia para melhorar o seu bem-estar.

Refeitório

A ASRAR disponibiliza aos seus utentes/ clientes um refeitório no R/C do Edifício onde são servidos diariamente o pequeno-almoço, almoço e lanche.

Sala das Atividades

A ASRAR disponibiliza duas salas de atividades amplas para o desenvolvimento das atividade diárias da instituição.

Sénior Fitness

O Sénior Fitness dispõe de três passadeiras elétricas, cinco bicicletas estáticas, uma pedaleira ortopédica para mãos e para pés, uma plataforma vibratória e duas barras fixas paralelas que facilitam os exercícios de treino de marcha, equilíbrio e coordenação.

Sala de repouso

A sala de descanso permite aos nossos utentes/clientes momentos de maior repouso e relaxamento. É neste espaço também que se realizam atividades de cariz religioso.

Sala de Enfermagem

A ASRAR disponibiliza a todos os utentes/clientes uma sala de enfermagem, permitindo a avaliação periódica dos sinais vitais.

Receção

Contamos com uma receção perfeitamente equipada, para o receber de forma eficiente e cómoda.

Biblioteca

Este espaço destina-se a todos os utentes/clientes que têm interesse pela leitura.

Cozinha

A Cozinha da ASRAR tem implementado o sistema de HACCP.

Lavandaria

A ASRAR tem uma lavandaria adequada à manutenção diária da instituição e lavagem de roupa pessoal dos utentes/clientes que usufruem do serviço de banho assistido.

WC; WC Adaptadas

A ASRAR disponibiliza duas WC’s Adaptadas com barras de apoio, que permitem aos seus clientes um maior suporte, sendo que uma tem condições logísticas para banho assistido.

Carrinha

Viatura de 9 lugares, adaptada para cadeira de rodas.

  • Centro de Dia
  • Centro de Convívio
  • Alimentação (reforço da manhã, Almoço)
  • Alimentação (lanche)
  • Higiene pessoal e cuidados de imagem
  • Tratamento de Roupa Pessoal
  • Administração de Medicação
  • Ajudas Técnicas
  • Transporte
  • Passeios e intercâmbios institucionais
  • Atividades Ocupacionais